01 - Os pronomes Complemento de Objeto Direto.

Sobre a lição:
Este áudio (do episódio 27) foi feito para complementar as lições de gramática. Algumas coisas são mais fáceis de se explicar oralmente. Antes e/ou depois de esta lição escute o áudio. Ele acrescentará informações importantes sobre o jeito de usar os pronomes na França. O áudio não explica a lição inteira, ele só comenta ela. Você deve ler ela inteira e fazer todos os exercícios para compreendê-la. Voilà! Maintenant c'est parti!


I.
Nesta lição, vamos explicar o funcionamento do Objeto Direto e dos pronomes Complemento de Objeto Direto. Não tenham medo do termo “objeto direto”! Ele pode ter sido motivo de trauma para muitos nas aulas de língua portuguesa, mas vamos facilitar ao máximo as explicações e vocês verão que é bem mais simples do que se imagina.

Vamos começar com um exemplo:

1: Você conhece aquele menino?
    Sim, eu o conheço.

Na frase 1, a parte sublinhada “aquele menino” é o Objeto Direto da frase (em francês chamanos de Completmento de Objeto Direto ou, na forma abreviada, COD). Na frase 2, o elemento sublinhado “o” é o pronome Complemento de Objeto Direto. Qual a função dele? Retomar e substituir o Objeto Direto.

Vejamos outros exemplos:

2: Eu vejo minha amiga Clara todos os dias.
    Eu a vejo todos os dias.

3: 
Nós conhecemos bem os pais dela
    Nós os conhecemos bem. 

Em português, nossas formas para substituir o objeto direto nas terceiras pessoas são: O, A, OS, AS (eu a vejo, nós os conhecemos, etc). Em francês, as formas correspondentes são LE, LA, L', LES. Isso mesmo, tanto em português como em francês, as formas são as mesmas dos artigos definidos que vocês já conhecem, eles só vão mudar de função agora. Se traduzirmos nossas 6 frases para o francês, teremos então:

audio frances 1: Tu connais ce garçon?
        Oui, je le connais (o "le" substitui "ce garçon").

audio frances  2: Je vois ma copine Clara tous les jours.
         Je la vois tous les jours (o "la" substitui "ma copine Clara").

audio frances  3: Nous connaissons bien ses parents.
         Nous les connaissons bien (o "les" substitui" ses parents").

Como no caso dos artigos,
LE servirá para o masculino singular,
LA para o feminino singular,
L' servirá para o masculino e feminino singular antes de vogal
LES para o plural masculino e feminino.

Simples, não?

 
dica De todo jeito, fiquem tranquilos porque a maioria dos franceses não sabe o que é um Objeto Direto. Estamos dando explicações téoricas somente para ajudar a entender o uso. Vocês podem poder falar francês mesmo sem realemente saber o que é um Objeto Direto, o importante é entender o uso dos pronomes (LE, LA, L' LES) que substituem esses Objetos.

cuidado IMPORTANTE: no português do Brasil, em algumas regiões, na forma oral do dia a dia, existe a possibilidade de se dizer "Eu vejo ela todos os dias" no lugar de "eu a vejo todos os dias". Não entraremos na discussão sobre o certo ou o errado, trata-se de um uso totalmente aceito na forma oral mas não na forma escrita. Apenas queremos ressaltar que em francês a primeira possibilidade "eu vejo ela todos os dias" NÃO existe. NÃO podemos dizer "je vois elle tous les jours". Diremos sempre em francês "je la vois". Os pronomes Complemento de Objeto Direto (LE, LA, L', LES) aparecem sempre antes do verbo. Uma outra coisa que pode acontecer em português é o fato de não empregarmos um Objeto Direto. Podemos responder à pergunta "Você a conhece?" respondendo apenas "Conheço". Em francês isso não é possível, não podemos dizer apenas "connais", devemos dizer "je la connais", daí a importância de uma lição sobre o Objeto Direto e o pronome que o substitui. Em português talvez não os usemos muito na forma oral, mas em francês sim e bastante!

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Baixar diálogo

 

Imprimir

 

Links:  delf  tv5 

logo  campus 





Informações:

phone(+33) 6 0250-0330
what (+33) 6 0250-0330 
skype  franceszero
mail Contato pelo site