02 - Meu amigo Y.

Sobre a lição:
Cada gramática será introduzido com um áudio. São explicações do João e do Romaric, que irão completar as lições com informações que as vezes são difíceis de explicar por escrito. Escute sempre esses áudios antes e/ou depois. Você reencontrará essas informações nos episódios 27/28/57/58. Não se esquece de fazer os exercícios depois, eles irão ajudar para a compreensão e para fixar a matéria. Allez on continue!


I.
Mais uma lição sobre pronomes em francês. Dessa vez estamos diante de um pronome que não tem equivalente em português, mas nem por isso é um bicho de sete cabeças, vejamos alguns exemplos diretamente em francês, já que não poderemos traduzir.

audio frances 1. Je vais à Paris.(Eu vou a Paris).
audio frances 2. Je vis au Mexique. (Eu vivo no México).
audio frances 3. J'ai habité deux ans en Angleterre. (Eu morei dois anos na Inglaterra).

Lembramos que a função de um pronome é sempre a de substituir um elemento na frase. A primeira função do pronome Y é substituir lugares, mais especificamente complementos de lugares (vimos na lição 1 que os pronomes objeto direto (le/la/les/etc..,) - substituíam o objeto direto na frase, o Y substitui o complemento de lugar). Assim, nossas frases acima se transformariam em:
 
audio frances 4. J'y vais.
audio frances 5. J'y vis.
audio frances 6. J'y ai habité deux ans.

Apesar de não podermos traduzir pois o pronome Y não existe em português, é simples, não? Basicamente o Y substitui um lugar introduzido pelas preposições de lugar que vimos no modulo básico: À, EN, AU, À LA, À L', AUX, DANS, CHEZ:

audio frances 7. Nous allons à l'école(Nós vamos à escola) = Nous y allons.
audio frances 8. Vous pouvez passer au centre comercial avec moi ? (Você pode passar no centro comercial comigo ) = Vous pouvez y passer avec moi ?
audio frances 9. Nous partirons aux Etats-Unis l'année prochaine (Nós iremos aos Estados Unidos o ano que vem) = Nous y partirons l'année prochaine.


cuidado IMPORTANTE: Como os pronomes objeto direto da liçao 01 (le/la/les/etc), o pronome Y é bastante usado tanto na forma oral, como na escrita.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Baixar diálogo


Imprimir

 

Links:  delf  tv5 

logo  campus 





Informações:

phone(+33) 6 0250-0330
what (+33) 6 0250-0330 
skype  franceszero
mail Contato pelo site