Serge Lama: Je suis malade.

Biografia do artista:
 
Serge Chauvier nasceu na cidade de Bordeaux, França em 11 de fevereiro de 1943. Seu pai Georges era barítono profissional. A família mudou-se para Paris quando Serge tinha apenas 7 anos de idade e desde muito cedo assistia as performances do pai nos teatros e ficava encantado com a música. Isto fez com que descobrisse sua vocação muito cedo e seguisse os passos de seu pai. Tornou-se um adolescente solitário que gostava de escrever poesias e sofria com as brigas constantes dos pais. Sua mãe não aprovava a carreira artística do marido e o incentivava a deixar a música para ser vendedor o que eventualmente conseguiu. Serge gostava de ler (Gide, Camus e Sartre) e Francês era a única matéria que o motivava. Sua grande paixão era o teatro e aos 16 anos começou a investir grande parte de seu tempo na


escola de drama. Fez performances impressionantes em algumas peças ainda jovem e continuou a acalentar sonhos de construir uma carreira no teatro ou na música. Em 1962 ingressou no exército e logo foi chamado para o serviço militar na França e em seguida na Algéria onde a guerra pela independência estava se arrastando para um final sangrento. Voltou à vida civil em Dezembro de 1963 e logo lançou sua carreira na música. Depois de fazer um teste no legendário Petit Conservatoire tornou-se um aluno regular na escola de música e logo foi encontrar-se com Jackie Bayard um pianista talentoso que musicou 20 de suas letras. Saiu então a procura de testes em cabarés e logo conseguiu sua estréia ao completar 21 anos. Serge logo tornou-se querido do público, lançou seu primeiro single e começou a compor para vários cantores de sucesso. Em 1965 envolveu-se em um acidente de carro onde sua noiva Liliane Benelli e o condutor e irmão de Enrico Macias faleceram instantaneamente, Serge ficou paralizado por 18 meses e nesse tempo recebeu encorajamento e ajuda financeira de seus amigos do showbizz. Casou-se em 1968 com Daisy Brun que havia conhecido no hospital e divorciou-se em 1971. Serge foi construindo sua carreira, ganhando prêmios importantes como o prestigiado 'Prix de l'Académie Charles-Cros' com o álbum D'aventures em aventures em 1968 e o prêmio 'Le prix de la Rose d'Or d'Antibes' por sua música "Une île". Sua parceria com Alice Dona, compositora de talento lhe rendeu muitos sucessos inclusive "Je suis malade" que compôs para a diva Dalida. Aos 30 anos Serge já havia se estabelecido como estrela da música francesa, mas continuou paralelamente sua carreira como compositor. No início dos anos 80 lançou um álbum com seu pai "Lama père et fils", fizeram uma turnê juntos e apresentarem-se no Le Grand Rex em Paris com grande sucesso. Depois de mais de 20 anos de carreira Serge decidiu investir em um musical baseado na vida de Napoleão Bonaparte e assistia-se a mais um grande triunfo comecial e de crítica. A peça foi apresentada por três anos consecutivos, gerou um álbum duplo, e levou o Prêmio de Teatro Prix du brigadier e o Victoire de la Musique (espetáculo com maior número de espectadores). Outra tragédia em sua vida pessoal foi a morte de seus pais em um acidente de carro em dezembro de 1984. Serge oficializou o casamento com a segunda esposa Michele em 1991, mãe de seu filho Frédéric que nasceu em 1971. Depois de 20 anos de "noivado" anunciou que nada mudaria, ela apenas seria a Sra. Serge Lama e ele não seria mais solteiro, mas continuariam a viver em casas separadas. Serge Lama está entre os compositores mais tradicionais franceses. Tem uma voz forte e poderosa e muitas vezes foi comparado a Jacques Brel. Em 2013 fará uma apresentação no Olympia de 8 a 17 de fevereiro para celebrar seus 70 anos de idade e 50 de carreira.

Estilo musical
:


Variété française.

Ano da música:

1973.

Nossa opinão
:

Sem dúvida Je suis malade é e será para sempre um clássico da música francesa. Uma música que vai atravessar os tempos e inspirar muitos cantores pela frente. Amamos!!
 

Exercício da música:

Nesta música vamos ver um novo vacabulário e muitos verbos no presente. Verbos do primeiro grupo (regulares) e muitos verbos irregulares. Percebam a pronúncia da vogal E quando o Serge Lama canta o "e" exagerado « je suis maladeeee complètement maladeeeeee » 


 
Vocabulário da música:

Arrives: (você) chega.
Chants: cantos.
Cœur: coração.
Complètement: completamente.
Continue: continua (continuar).
Désespoir: desespero.
Dortoir: dormitório.
Tu t'en fous: você não se importa.
Entends: (Você) está ouvindo.
Épuisé: esgotado.
Faire: fazer.
Fume: (eu) fumo.
Gosse: moleque.
Heureux: feliz.
Histoire: história.
Laid: feio.
Lit: cama.
Malade: doente.
Mère: mãe.
Mots: palavras.
Nuits: madrugadas.
Oiseau: pássaro.
Parfaitement: perfeitamente.
Pars: (você) parte.
Partout: em todos os lugares.
Peau: pele.
Péché: pecado.
Portent: (eles) carregam.
Seul: sozinho.
Soir: noite.
Transforme: (se) transforma.
Tue: (me) mata.
Verse: (eu) derramo.
Vivre: viver.
Voix: voz.
Whiskies: whisky.

Lições relacionadas:


15 - Pronunciar E e U.
23 - Os verbos do primeiro grupo.
61 - Reforço pronúncia vogal E e U.
12 - O presente em francês. 2/3.
18 - O presente em francês. 3/3.

Você vai gostar também:

- Uma versão da música je suis malade pela cantora canadense Lara Fabian

- Uma versão da música je suis malade por uma cantora estrangeira. Ela tem bastante sotaque e não pronuncia bem o frances, mas ficou lindo mesmo assim.

- Uma outra música do Serge Lama.

 

Imprimir

Alunos tirando dúvidas

Comments (35)

There are no comments posted here yet
  1. Willys

Boa tarde ! adorei este site para aprender o francês, gostaria saber se eu posso achar aqui a letra da canção -La vie em Rose- de Edith Piaf, com certeza vou amar. Obrigado !

 
  1. Henri

Vérifiez, s'il vous plaît, la 2ème réponse du 4ème paragraphe, niveau 2 ("Tu t'arrives")

 
  1. Paula M

Isso é que é uma música de fossa total hein. haha. É uma música bonita, mas muito carregada realmente. Tô pra chorar aqui. hahaha<br />Conheci na voz de Lara Fabian. As boas músicas passam de uma geração a outra.

 
  1. Canhamello

É impressionante, depois que erro e descubro qual a palavra, tudo fica tão fácil... tão lógico.....kkkkkk..... cérebro está se adaptando aos novos sons!!! :P

 
  1. Adilson de Andrade

Zut! Quelle imennse passion ! Quel abandon!Pauvre chanteur!<br />J'ai besoin d'une aide.Quelle est la traduction de la phrase:"Pourtant moi j'avais du talent avant ta peau"? Merci!

 
  1. Adilson de Andrade

Bonjour! Dans la quatrième phrase de la deuxiéme strophe le mot "CE" est correct?Ce ne serait pas le mot "SE" ? Chaque fois que j'écoute la musique française,j'ai plus envie de continuer mes études de Français. Merci par l'opportunité dans...

Bonjour! Dans la quatrième phrase de la deuxiéme strophe le mot "CE" est correct?Ce ne serait pas le mot "SE" ? Chaque fois que j'écoute la musique française,j'ai plus envie de continuer mes études de Français. Merci par l'opportunité dans "notre" FrançaisZèro!

Ler Mais
 
  1. mavj

Espetacular o treinamento através da música. É muito motivante.

 
  1. Nelson Henrique Carnevalli

Sei que a música é de Serge Lama, como também conheço a versão cantada pela Lara Fabian. Mas, meu coração, apesar do sotaque que ele possuia, vibra quando ouço a canção por Dalida. Adoro o site e estou estudando com vocês. Espero em breve, poder...

Sei que a música é de Serge Lama, como também conheço a versão cantada pela Lara Fabian. Mas, meu coração, apesar do sotaque que ele possuia, vibra quando ouço a canção por Dalida. Adoro o site e estou estudando com vocês. Espero em breve, poder postar escrevendo em francês

Ler Mais
 
  1. mariao

Muito bom! As letras musicais ajudam bastante a fixar melhor. Amei!

 
Ver os comentários mais antigos.

Tirar dúvida - Fazer tarefa

Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location

 

Links:  delf  tv5 

logo  campus 





Informações:

phone(+33) 6 0250-0330
what (+33) 6 0250-0330 
skype  franceszero
mail Contato pelo site