Vamos beber vinho? Le Beaujolais nouveau est arrivé !

Mas o que é "Beaujolais nouveau"?

A produção de vinho na França sempre foi controlada por leis muito rígidas, principalmente no que diz respeito ao tempo de fabricação antes da comercialização. Mas após reclamações de vinicultores de uma região da França chamada "Beaujolais" (pronuncia-se "bojolê"), localizada perto da cidade de Lyon, foram concedidas autorizações para a comercialização do vinho em um prazo reduzido de fabricação, com a apelação de "Beaujolais nouveau" ("nouveau" significa "novo" e se pronuncia « nuvô »).  Este vinho então pode ser vendido dois meses após a coleta da uva e é comercializado todos os anos exatamente na terceira quinzena do mês de novembro.

 

Mas esse vinho é bom?

Por ser um vinho novinho, ele é mais docinho, menos seco, tem mais gosto de fruta, tem um grau de álcool mais baixo, uma cor bonita. Realmente é bom, eu experimentei, tirei até uma foto que está no facebook do site. As garrafas são bonitas com desenhos originais e bastante coloridos. É um vinho que se bebe facilmente. Ao mesmo tempo, ele é muito criticado por isso, alguns dizem que é um vinho ruim, um vinho jovem demais, que não é bem acabado e que só foi feito por razões comerciais.


Mas vale a pena tomar?

Achamos que vale a pena experimentar pois eu gostei bastante. Compramos a garrafa na França e paguamos 3 euros e 20 centavos, se for muito mais caro no  Brasil, não compensa comprar. Na França compensa porque, além de barato, quando o "Beaujolais nouveau" estreia acontece uma grande festa nas ruas e nos bares das grandes cidades, o que torna o vinho ainda mais interessante!.


Mas atenção!

A região do Beaujolais também produz vinhos que não são "Beaujolais nouveau", alguns deles são muitos bons. Então, se você encontrar uma garrafa com a inscrição "Beaujolais" sem a palavra "nouveau" é vinho mesmo e vai custar bem mais caro. Se você encontrar uma garrafa de "Beaujolais nouveau" de 2010, por exemplo, numa loja, não compre! O "Beaujolais nouveau" deve ser bebido em um prazo de 3 meses no máximo, então significa que aquela garrafa não foi vendida e sobrou nas prateleiras.

Curiosidade: os japoneses são loucos pelo "Beaujolais nouveau". A metade da produção do "Beaujolais nouveau" vai pro exterior.

Bom, estamos trabalhando bastante no site. Em breve a avaliação final estará pronta para o módulo básico com certificado, avisaremos vocês assim que terminarmos!

 



Abraço!
FrancêsZero

 

2
Dica para assistir televisão em francês.
Desenho animado em francês - Tintin et le lac aux ...
 

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Tirar dúvida - Fazer tarefa

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.franceszero.com.br/

Informações:

phone (+33) 6 0250-0330
what  (+33) 6 0250-0330 
mail  Contato pelo site
3 rue du Languedoc, 31000 Toulouse - França