12 - Le Conditionnel - O condicional em francês
Escute o áudio para receber informações complementares sobre a lição. (você reencontrará essas informações nos episódios 27/28/57/58)
Mais um ponto verbal, pessoal! Em breve vocês conhecerão quase todos os tempos e modos mais usados em francês.
No módulo básico, vimos somente algumas expressões de polidez usando o condicional. Como já dissemos muitas vezes durante os episódios, é muito importante usar o condicional na França para fazer pedidos. Ele é muito mais usado do que no Brasil para se fazer pedidos educadamente. Os membros do módulo básico podem rever a lição 29 - O condicional e a polidez se desejarem. Hoje veremos como conjugar o condicional, seus outros usos e algumas particularidades da língua francesa.
O « conditionnel » do francês corresponde ao « futuro do pretérito » em português. Lembram dele ? O uso é basicamente o mesmo nas duas línguas. Como diz o João: “confie no seu português que quase sempre dá certo!”.
1. Se eu tivesse tempo, iria todos os dias à musculação.
2. Se as pessoas fossem mais gentis, o mundo seria um lugar mais justo.
Basicamente, esse tempo enuncia um fato que pode ocorrer posteriormente a um determinado fato passado. Mais basicamente ainda, ele expressa uma condição : se tal coisa acontecesse, tal outra coisa poderia acontecer. Por isso ele leva o nome de « conditionnel » em francês.
Uma informação interessante para os amantes de gramática : em português, o « futuro do pretérito » é considerado um tempo verbal, em francês o « conditionnel » é considerado um modo (como o indicativo, subjuntivo, imperativo, etc) por alguns gramáticos e um tempo verbal por outros.